Os DICAS de Ação Administrativa relatam experiências e apresentam propostas que aumentem a eficiência do uso dos recursos públicos, promovam a valorizacão do servidor e das formas participativas de gestao das organizações públicas, aumentando a capacidade de realização dos governos locais.

 
 
Melhorar o Atendimento ao Cidadão
Rever processos, melhorar equipamentos, valorizar o funcionalismo e incentivar o controle social sobre a administração permitem à prefeitura agilizar o atendimento ao cidadão.
 
Corredor de Cultura
Ações integradas entre diversas prefeituras favorecem a circulação de artistas e espetáculos regionais, valorizando a cultura local e ampliando as alternativas de lazer da população.
 
Simplificar o Acesso aos Serviços Públicos
Reunir a prestação de serviços e a emissão de documentos em um mesmo local, simplificando procedimentos, facilita a vida do cidadão e otimiza o uso dos recursos públicos.
 
Participar de Redes Internacionais
Ao instituir uma área que esteja empenhada em fortalecer as relações internacionais, a prefeitura amplia espaços de troca de experiências para solucionar seus problemas.
 
Instituindo o contribuinte substituto
Esta alternativa de arrecadação do imposto sobre serviços diminui a evasão de recursos, permitindo à prefeitura ampliar a arrecadação e, consequentemente, melhorar a prestação de serviços públicos.
 
Gerenciamento por Processos
Mudanças nos processos administrativos favorecem a transparência das ações dos governos além de permitir um maior controle social dos fundos públicos por parte da sociedade civil.
 
Sistema de Registro de Preços
A prefeitura pode abrir uma concorrência para registrar preços de materiais que vai utilizar ao longo do ano. As aquisições são feitas de acordo com a necessidade, diminuindo os problemas de estoque e evitando gastos desnecessários.