Os DICAS de Governo e Sociedade abordam experiências e propostas de ações que podem ser empreendidas para favorecer a participação popular na elaboração e implementação de políticas e na aplicação dos recursos públicos, aprofundando a democratização da sociedade.

 
 
Acompanhar o Orçamento Público
Mecanismos de publicização do orçamento e capacitação da sociedade permitem abrir espaços de diálogo que aumentam a transparência da gestão e melhoram a qualidade de vida da população.
 
Tribunal de Contas e os Municípios
Ações integradas entre prefeitura e Tribunal de Contas, em vez de se restringir a medidas punitivas, podem garantir um melhor uso dos recursos e ampliar a transparência da gestão.
 
Dar Apoio às Vítimas de Violência
Ao oferecer um serviço de atendimento jurídico e psicológico aos familiares de vítimas de violência, a prefeitura ajuda a reduzir os efeitos traumáticos da violência e garantir a todos o acesso à justiça.
 
Mapear a Cultura Local
Conhecer a cultura do município e os seus artistas é essencial para que a prefeitura possa realizar políticas públicas que estimulem a produção cultural local
 
Serviço Educativo-Cultural
A prefeitura pode modificar a relação da população com a cidade por meio de ações educativas que resgatem a história dos diferentes atores presentes no local.
 
Fundo Municipal de Cultura
A prefeitura pode fomentar a produção cultural local com a criação de um fundo gerido por um conselho paritário que apoie projetos que fortaleçam processos solidários e participativos.
 
Trabalhando com Homens Jovens
Ações voltadas especificamente para os meninos ajudam a superar práticas de violência e permitem a eles estabelecer novas formas de relacionamento consigo mesmos, com seus filhos e com as meninas.
 
Internet e os Direitos das Mulheres
O empenho das administrações democráticas em superar as desigualdades de gênero, efetivando o direito à cidadania das mulheres, pode ser potencializado com a utilização da Internet.
 
Ministério Público e a defesa de direitos
Para uma administração democrática, o Ministério Público é um aliado na efetivação dos mecanismos de gestão participativa, na garantia dos direitos e na luta contra a corrupção.
 
Promover a educação sexual nas escolas
Para garantir aos adolescentes uma vivência sexual saudável, a prefeitura pode articular com a comunidade uma comissão que oriente a inclusão do tema nas escolas existentes no município.
 
Promotoras Legais Populares
Pode-se superar a aplicação desigual da lei, principalmente no que se refere a conflitos entre homens e mulheres, capacitando as líderes populares para que conheçam os mecanismos de garantia de direitos.
 
Educação Patrimonial
Programa da prefeitura pode ajudar a comunidade a resgatar lugares, objetos e monumentos que fazem parte de sua história, facilitando assim a preservação destes bens.
 
Ampliando a Participação na Gestão
O Programa de Administração Participativa de Camaragibe-PE é uma das cinco experiências premiadas como destaque, em 2000, pelo Programa Gestão Pública e Cidadania, iniciativa conjunta das fundações Getulio Vargas e Ford, com apoio do BNDES.
 
Educação para Portadores de Deficiências
Educação inclusiva é fundamental para resgatar a cidadania dos portadores de deficiência e superar o preconceito.
 
Proteção do Consumidor
O município pode interferir nas relações de consumo estimulando a participação dos consumidores na fiscalização de produtos e serviços oferecidos, e punindo abusos de fornecedores.
 
Fundo Municipal da Criança e do Adolescente
Lei que permite aos Conselhos captar recursos junto a empresas e pessoas físicas favorece a implantação de programas de defesa dos direitos da infância e da adolescência que não estão no orçamento municipal.
 
Projeto Cidadão
Esta é uma das cinco experiências premiadas como destaque no ciclo de premiação de 1998 do Programa Gestão Pública e Cidadania, iniciativa conjunta da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Ford.
 
Barracões Culturais da Cidadania
Garantir espaços onde a população possa exercer sua criatividade artística e debater seus problemas coletivos ajuda a desenvolver a noção de cidadania e fortalecer as relações sociais, superando a violência.
 
Casa dos Direitos
Abrigar diversos conselhos municipais num mesmo local, além de estimular ações mais integradas, permite otimizar os recursos necessários para o seu funcionamento.
 
Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente
O município também é responsável pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, que devem ser priorizados no atendimento e na formulação de políticas públicas.
 
Teatro do Oprimido
A criação de espaços informais para discutir os problemas da comunidade e buscar soluções favorece a participação popular e permite ao governo municipal detectar melhor as demandas sociais.
 
Polícia Cidadã: Segurança Pública
Esta é uma das cinco experiências premiadas como destaque no 4º ciclo do Programa Gestão Pública e Cidadania, iniciativa das fundações Getulio Vargas e Ford, com apoio do BNDES.
 
Gênero e Políticas Públicas
Para garantir a igualdade de acesso e oportunidades a mulheres e homens, num primeiro momento é preciso promover especialmente a participação das mulheres, que são as mais excluídas dos processos decisórios.